quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O CANTINHO DE FIU

Foto: Karin Pereira

Como é bom contemplar em pleno molhado da chuva,
o lugar de bate papo, de caipirinha e tira gosto.
O cheiro da chuva o deixa mais belo, silencioso e reservado.
A paisagem da Chapada do Araripe causa suspiros de beleza.
Os bambuzais nos cercam e os pés de eucaliptos exalam seu cheiro bom.
Ainda contemplamos a cerca verde de crótons e de papoulas matizadas.
Comemos um queijinho de manteiga, macaxeira, uma pequizada impecável.
Uma gostosa água de coco com gelo abranda a quentura do wisk.
Mas o que existe de mais sublime é a ternura e a acolhida.
O frio solto, os restos de pingos de chuva nos trazem os elos de infância.
A natureza nos lembra de muita coisa expressiva do passado rural canavieiro.
O racional provoca as suas amnésias e os seus novos modos de ser e de pensar.
Mas aquele alto de serra, perto da casa grande onde aprendemos a andar
com os pés no chão, é bom o cheiro de chuva nas narinas.
É bom por demais as redes armadas no alpendre.
Uma rodada no olhar ao redor nos traz fragmentos de histórias de vidas
e eu as contemplo com a inteireza do meu coração.
Como coração de menina de engenho e de vida interiorana.
Chove neste pequeno pedaço de chão de conversas e risadas da casa do meu irmão.
Meu irmão Fiu.
Que tanto soube combinar os velhos troncos de árvores como bancos
com a simplicidade do rústico telhado.
Que colocou a lamparina para ser acesa nas noites de sumiço da lua.
O que falta neste lugar meu irmão?
Sei bem o que sobra: a saudade que não marca hora para me beliscar.

Residência de Alboino Filho (Fiu) e Célia em Porteiras-CE.    

Um comentário:

  1. Saudade deste cantinho...
    Das conversas no fim de tarde, dos banhos de piscina e das histórias contadas por seu Alboino!

    ResponderExcluir